Dia Mundial da Saúde Bucal: Como cuidar da saúde bucal do seu filho

menino escovando os dentes
A odontopediatra e ortodontista Dra Stella Faria Dumke fala sobre aspectos importantes para crianças

Os cuidados com a saúde bucal da criança devem começar muito cedo, antes mesmo do primeiro dentinho de leite nascer. Por isso, os pais devem levar a criança ao odontopediatra o mais breve possível. “Atualmente, ressaltamos que o padrão ouro de cuidado com a saúde bucal infantil é iniciar a prevenção ainda na gestação, por meio do pré-natal odontológico”, explica Dra Stella Faria Dumke, odontopediatra, ortodontista, com pós-graduação em ortopedia funcional dos maxilares e sócia proprietária da Ortho Concept – odontologia digital. 

Por que a odontopediatria é importante para a saúde bucal da criança?

É fundamental existir afinidade entre a criança e o dentista para afastar a possibilidade de um trauma que pode  acometer muitos pacientes até a fase adulta. 

Assim, com o devido acompanhamento odontopediátrico, o pequeno se familiariza com o consultório odontológico, desenvolvendo uma relação saudável com os cuidados dentários.

Outra contribuição importante do acompanhamento precoce odontopediátrico é a possibilidade de detectar o desenvolvimento crânio facial inadequado que afetam a fala, a mastigação, a deglutição, a respiração e outros problemas com a saúde bucal da criança.

Para isso, existem especialidades, como a ortopedia funcional dos maxilares, capaz de ajudar no desenvolvimento adequado, evitando tratamentos odontológicos que seriam mais complexos e caros no futuro.

Entendendo as fases de desenvolvimento da dentição da criança

O ortopedista funcional dos maxilares é responsável por avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar irregularidades no desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos da face da criança.

O principal objetivo do tratamento ortopédico funcional dos maxilares é garantir o espaço necessário para o desenvolvimento correto dos dentes permanentes e das suas funções. Além disso, corrige hábitos prejudiciais ao desenvolvimento da arcada dentária da criança.

Já o ortodontista, atua com o objetivo de permitir um direcionamento melhor para o crescimento ósseo, corrigindo mordidas cruzadas e iniciando o processo de consertar (suavemente) o desalinhamento dos dentes permanentes. Os procedimentos se concentram principalmente em realinhar os dentes e melhorar a estética do sorriso do paciente.

Por isso, esse atendimento é fundamental para crianças que:

  • Perderam os dentes de leite precocemente;
  • Rangem ou estalam a mandíbula;
  • Tem dificuldade de mastigação;
  • Respiram pela boca;
  • Que tem deglutição atípica;
  • Mordida cruzada;
  • Interposição lingual;
  • Problemas oclusais como mordida aberta, cruzada ou profunda, sobremordida, diastema, prognatismo, retroprognatismo ou dentes apinhados. 

Como escolher um dentista adequado para a criança?

Segundo a Dra Stella, a primeira coisa é verificar se o profissional é especializado em odontopediatria, pois ele precisa saber lidar com a ansiedade infantil e, assim, manter a criança confortável e tranquila. Somente na especialização em odontopediatria, o dentista recebe treinamento sobre comportamento infantil, o que garante um tratamento mais tranquilo e com maior adesão.

Além disso, não só o profissional precisa ser especializado no atendimento infantil, mas a clínica também. Por isso, é recomendado visitar o espaço, ver se ele é acolhedor, se os equipamentos possuem a tecnologia capaz de garantir um tratamento mais rápido, eficiente e indolor à criança.

Após encontrar um odontopediatra que pareça ideal, procure tirar dúvidas com ele, afinal a saúde bucal da criança depende do trabalho coletivo do profissional e da família.

Sobre Stella T. Faria Dumke 

dra stella
crédito: divulgação

Stella T. Faria Dumke é dentista (CRO/PR 14.636), especialista em Ortodontia e Odontopediatria com pós graduação em Ortopedia funcional dos maxilares e 

Odontologia miofuncional. Atualmente é vice-presidente da APROM – Associação Paranaense de de Ortopedia Maxilar, Invisalign Top Doctor Emerald e sócia da Ortho Concept – Odontologia Digital. 

www.doutorastella.com.br 
https://www.instagram.com/dra.stellatfariadumke/
https://www.linkedin.com/in/stelladumke/

Ortho Concept – Odontologia Digital
Endereço: Gen. Mário Tourinho, 1733 – Sala 505/506 – Seminário, Curitiba – PR 
WhatsApp: (41) 9.9152-7163

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
error: Conteúdo protegido sob direito autoral.